BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Plantio reúne Embaixadas Nórdicas em Brasília



Com alguns dias de atraso em relação a data original, representates das embaixadas Nórdicas em Brasília visitaram o Colégio do Sol para celebrar a comemoração do dia ENO de plantar árvores. O dia 20 de maio, celebrado pelo escolas em 150 países , contou com a participação de 300 escolas/grupos e adolescentes das mais diversas regiões do Brasil.

O ano de 2011 é declarado pelas Nações Unidas o ‘Ano Internacional das Florestas’. A rede global ENO (Environment Online), sediada na Finlândia, está em ação desde 2000 reunindo escolas do mundo inteiro para o plantio de árvores. Em Brasília, foi a recepcionista e estudante de biologia da Embaixada da Finlândia, Hana Gallina, que tomou a incentiva de fazer uma celebração da data em comum com as outras embaixadas Nórdicas.

Estiveram presente no evento 30 crianças com menos de 10 anos, o diretor e professores do colégio. Todas as crianças estavam muito animadas e já tinha um conhecimento impressionante sobre biologia em geral. Responderam perguntas sobre a produção do oxigênio, a purificação do ar, e a importância do sol e água para as diferentes árvores no mundo. Depois de uma breve introdução sobre ENO e o dia de plantar árvores, todas as Embaixadas se apresentaram, permitindo que as crianças recebessem mais informações sobre a Finlândia, Dinamarca, Suécia e Noruega. Exemplos das línguas Nórdicas estranhas foram dados e curiosidades sobre os países despertados. Os risos se espalharam rapidamente entre os jovens estudantes quando ficavam sabendo que ‘Mikko’ era um nome em finlandês, já que Brasil mico se refere ao macaco Mico-leão-dourado.

Acabando o evento, concordamos que as crianças cuidarão das árvores que foram plantadas por causa do período da seca em que nos encontramos. As próximas chuvas são esperadas apenas em setembro quando o colégio vai convidar as Embaixadas  novamente para visitar e inspecionar o crescimento das árvores Nórdicas.
O objetivo do Programa ENO é plantar 100 milhões de árvores antes de 2017. O  dia é organizado duas vezes por ano. O colégio do Sol já chamou os representantes das embaixadas novamente  para continuar plantando, e seguir alcançar o objetivo regional que é o plantio de 6000 árvores neste ano, em cooperação com parceiros públicos e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário