BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sugestões para o Dia ENO de plantar árvores



1. Escolha árvores nativas, típicas para seu clima e região, encontre um lugar apropriado para as árvores que vão ser plantadas e cave os buracos com antecedência. 
2. Escolha as pessoas que irão plantar essas árvores. 
3. Convide pessoas da comunidade para plantar as árvores junto com vocês. 
4. Escolha uma pessoas que fará um discurso rápido ( veja sugestão abaixo) 
5. Escolha as pessoas  que irão tirar fotos e fazer uma reportagem durante a ocasião. (É importante registrar essas atividades na escola). 
6. Convide outras escolas, a mídia local e procure envolver as pessoas da comunidade. 
7. Na hora do plantio, além do discurso, os alunos podem representar uma peça, cantar uma música ou realizar alguma atividade ambiental para reforçar a importância desse dia. 
9. Reúna o grupo ao redor de uma das árvores plantadas para uma foto que será enviada para montagem do painel internacional dos participantes.  
Envie a foto para brazil@enoprogramme.org com os seguintes dados:
- nome da instituição:
- cidade, estado:
- nº de participantes:
- nº de árvores plantadas:
- responsável pelo plantio:
10. É importante  cadastrar sua escola/ instituição  no site www.enotreeday.net , pois todos os participantes receberão um certificado.  ( Caso não consiga efetuar o cadastro no site ENO, favor enviar um email para rosa.sousant@enoprogramme. com o nome da escola, cidade e estado) 
Discurso para o dia do plantio
O lugar onde a gente vive é importante para nós. 
Não apenas localmente, mas globalmente. 
Hoje é o momento para focar nossa atenção na Biodiversidade do planeta e preservação das nossas florestas.
Este evento é feito por muitas escolas ao redor do mundo. 
Nós plantamos árvores hoje com nossos amigos do Norte, Sul, Leste e Oeste. 
As primeiras árvores foram plantadas na Oceania e, seguindo o sol, mais árvores são plantadas na Ásia, Europa e África. E, finalmente plantamos nossas árvores no chão das Américas. Como hoje é o Dia Mundial da PAZ  e 2011 o Ano Internacional das Florestas, é uma oportunidade para se aprender melhor sobre como conviver com as diferenças e crescer com nossas árvores rumo a um futuro sustentável.

3 comentários:

  1. Boa tarde Rosa!!

    Damos início ao Dia do Plantio no início do ano promovendo vivências ambientais, utilizando a tecnologia para pesquisas, produção de conteudo e vamos esquentando os educandos até chegar o Dia do Plantio de fato.
    Dia 10 de setembro, vamos participar junto com a Universidade de Brasília de uma ação de reconhecimento do CERRADO e limpeza do Parque Sucupira em PLanaltina, a partir desse reconhecimento e valorização do nosso Bioma surge a vontade de participar do Dia do Plantio.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal do CDI,

    É isso aí, ação coletiva para preservar o CERRADO... Parabéns pelo envolvimento e mobilização de todos vocês :))

    ResponderExcluir
  3. E.E.Demerval Moura de Almeida - Rio Preto-MG, participa ativamente do Dia ENO - Plantar árvores refletindo as questões ambientais para alcançar a sustentabilidade.

    ResponderExcluir