BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ferraz de Vasconcelos, SP

ENO TREE PLANTING DAY - SET 2011

Alunos da EMEIF Tom Jobim, Ferraz de VAsconcelos/SP.
Foi plantada 1 árvore e contou com a colaboração de alunos e funcionários da escola!

São Manuel - SP

ENO TREE PLANTING DAY - SET.2011

Escola: Etec "Dona Sebastiana de Barros"
Grupo: Cooperativa Escola dos Alunos da Etec Dona Sebastiana de Barros
Cidade: São Manuel-SP
País: Brasil
Participantes: 40
Árvores Plantadas: 30

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ACT NOW - Forests for future

Conferência ENO - Setembro 2011 


Para comemorar o Ano Internacional das Florestas no mundo, o Programa ENO realizou na Finlândia uma Conferência que reuniu professores e estudantes de mais de 60 países para participar de discussões e  formular propostas  para a paz e sustentabilidade do planeta.
ACT NOW - FORESTS FOR FUTURE, aconteceu junto  ao Fórum Koli e discutiu, entre outras questões,  a contribuição da educação ambiental como processo de  aprendizagem  para promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade da participação dos jovens no processo decisório, como forma de fortalecer sua co-responsabilidade na  construção de  uma sociedade planetária mais eqüitativa e ambientalmente sustentável.
A Conferência  contou com a presença da Presidenta da Finlândia Tarja Halonen e do Dr. Rajendra Kumar Pachauri, Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
Imagens: Antti Varonen

sábado, 24 de setembro de 2011

Seropédica, RJ


CENTRO EDUCACIONAL ALFREDO PRADO, SEROPÉDICA, RJ

O CEAP (Seropédica RJ), participou plantando 5 mudas de Ipê rosa em uma praça da cidade.
Os alunos leram mensagens de agradecimento e de paz entre os povos.
Responsáveis pelo evento: Fabiana Helena (Ciências); Luciana (coordenação pedagógica) e Valéria (inglês).
26 alunos do sétimo e oitavo ano do segundo turno.




Fonte: Atitude Verde

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Paraná - Chopinzinho


ENO TREE PLANTING DAY


Escola de Educação Especial "Passo a Passo" - APAE de Chopinzinho
Participantes: 19 pessoas
Cidade: Chopinzinho - PR
Responsável: Professora Marivane Biava  -  marivanebiava@hotmail.com
Plantadas 60 mudas de árvores nas márgens do Rio do Meio - rio que abastece a cidade

Agradecimentos:
Diretora: Ana Maria Zanette Bosa
Auto-defensor da APAE: José Germisson dos Santos

Obrigada por seu incentivo!
Marivane

Niterói, RJ

ENO TREE PLANTING DAY - SET 2011


O dia da árvore e o "ENO tree planting day (2011.2)" foram lembrados hoje na EMJB com o plantio de uma muda de araçá-verde (Psidium rufum) no canteiro dos fundos da quadra esportiva. As fotos da apresentação são de Gabriela Valentim (turma 7A) e mostram inicialmente as primeiras plantas a dominarem esses espaço construído no ano passado.

Ferraz de Vasconcelos, SP

ENO TREE PLANTING DAY - 21 SETEMBRO 
EMEIF MARIA DA GLORIA DIAS HORVATH

Jambeiro, SP


ENO TREE PLANTING DAY  -  21 SETEMBRO
ECOLOCAL – Projeto de Educação Ambiental e Sustentabilidade
JAMBEIRO/São Paulo, BRASIL
10 participantes (comunidade local e funcionários)
24 árvores plantadas (frutíferas e não frutíferas)
Responsável: Nabel Maria Nascimento (professora coordenadora do projeto)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Plantio ENO - Peace Forest at Keskijarvi, Finlândia




Dia Internacional da PAZ

Conferência ACT NOW - Joensuu, Finlândia 2011

Todos os anos no Dia Internacional da Paz, pessoas em todo o mundo se comprometem com a não violência e com a harmonia entre todos os povos e nações. A paz é nossa missão; nossa busca do dia-a-dia. O tema este ano foca na questão oportuna da paz e da democracia. A democracia é um valor fundamental das Nações Unidas. Ela é essencial para os direitos humanos. Ela fornece canais para resolver as diferenças. Ela dá esperança aos marginalizados e poder para as pessoas. Mas a democracia não acontece simplesmente; ela tem que ser alimentada e defendida. O mundo precisa que você se manifeste. Pela justiça social e pela liberdade da imprensa. Por um meio ambiente limpo e pelo empoderamento das mulheres. Pelo Estado de Direito e pelo direito de ter opinião sobre o próprio futuro. Este ano, os jovens estiveram na linha de frente pela liberdade. Eu saúdo os ativistas e pessoas comuns pela sua coragem e determinação para construir um futuro melhor. Para todos aqueles que procuram a paz, este é seu dia, e nós estamos com vocês.

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon

Simpósio de estratégias, Joensuu, FI


Participação dos coordenadores ENO no Simpósio de estratégias 



Forum Koli - Painel de Discussão

O Fórum Koli reuniu os  principais lideres europeus para buscar melhores políticas para um futuro que leva em consideração tanto o potencial quanto  as limitações dos recursos naturais. Os participantes da Conferência ENO tiveram a oportunidade de participar do painel de discussões do FORUM KOLI  sobre o uso sustentável das florestas hoje e amanhã. 





“É minha esperança que o mundo está gradualmente compreendendo a necessidade de desenvolvimento sustentável que leva em conta aspectos ambientais, econômicos e sociais, sem sacrificar as oportunidades das gerações futuras para o benefício da geração atual”  Tarja Halonen, Presidenta da Finlândia




Links: 
FORUM KOLI 
KOLI no Facebook

Plantio no Parque Nacional KOLI


Os participantes da Conferência ACT NOW, promovido pelo Programa ENO,  plataram árvores no Parque Nacional KOLI com a presença de autoridades mundias, incluindo a Presidenta da Finlândia Tarja Halonen e o Dr Rajendra Pachauri , presidente do IPCC , Painel Intergovernamental de mudanças climáticas.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Plantio de árvores no Grajaú

ENO TREE PLANTING DAY 

Congresso na Finlândia



Participação do BRASIL na Conferência ACT NOW - Forests for Future, promovida pelo Programa ENO, na Finlândia.



Apresentação sobre as  Florestas Brasileiras e a  importância da preservação do Bioma Mata Atlântica que possui grande importância social, econômica e ambiental e sua porção atual corresponde à 8 % da cobertura original.





Espécies de Araucária, encontradas no Brasil e na Argentina



Oficina de Origami de pássaros brasileiros que dispersam a semente da Araucária: - Gralha Azul e Tucano. A  espécie Araucaria angustifolia é nativa do Brasil e possui uma ampla área de distribuição. A  sua exploração indiscriminada colocou-a na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção (Brasil, 1992). Dos 20 milhões de hectares originalmente cobertos pela Floresta de Araucária, restam, atualmente, cerca de 2% dessa área.




Material disponibilizado pela pesquisadora Elizabeth Caria Moraes, INPE para exposição e apresentação na Conferência sobre o programa do INPE que monitora a Amazônia e conta hoje com dois sistemas operacionais, o PRODES e o DETER. Essas inovações tecnológicas aumentam a capacidade de produzir informações sobre a dinâmica da floresta de modo a atender os programas de fiscalização e gestão das terras na Amazônia.
Mais informações sobre o Monitoramento da Amazonia: AQUI