BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Instruções para preparar o Dia ENO de plantar árvores 2012


A principal atividade do Programa ENO é o plantio de árvores - ENO TREE PLANTING DAY, que acontece em mais de 150 países sempre em Maio e Setembro.  Escolas e grupos de jovens organizam o evento, na escola ou na comunidade, com música, teatro e ações coletivas de limpeza além do plantio de árvores.  É um dia de conscientização, mobilização e ações efetivas para a sustentabilidade do planeta.

Antes do evento

1.Registrar sua escola no site: http://treeday.enoprogramme.org
2.Plantar apenas espécies de árvores locais, típico para o seu clima e região e obter as mudas de árvores na secretaria de meio ambiente do seu município que pode ajudar também  nas instruções de como plantar a árvore ou  encontrar  patrocinadores para elas.
3.Escolha locais adequados para as árvores e fazer os berços com antecedência.
4.Escolha os estudantes que irão plantar as árvores e envolva as pessoas da comunidade.
5.Escolha um estudante para  um breve discurso e convide outras escolas e autoridades  locais para participar deste evento, provavelmente um deles poderia dar um breve discurso sobre a importancia do plantio de árvores.
6.Prepare-se para tirar fotos e vídeos durante a ocasião.
7.Você pode  fazer um mapa do mundo com todos os países envolvidos no plantio de árvores e envolver a mídia local. No site ENO você encontra algumas atividades como teatro e a música.

No dia do evento

8. Reuna as pessoas no local do plantio e faça a abertura do evento com o discurso da diretora da escola, do aluno escolhido e  da autoridade convidada.
9. Não esqueça de  reunir o grupo para o plantio e tirar uma  foto ao redor das  mudas plantadas

Depois do evento

10. Deixe sua mensagem no nosso livro de visitas na web: http://treeday.enoprogramme.org
11. Por favor envie um relatório muito curto incluindo:
a) nome da sua escola ou grupo
b) a sua cidade
c) o seu país
d) o número de participantes e nº de árvores plantadas
e) incluir apenas uma foto do seu evento (pois  temos mais  10 000 escolas participando)
12. Envie sua mensagem e 1 foto para o  e-mail:  photosamerica@enoprogramme.org e brazil@enoprogramme.org Essas fotos estarão  disponíveis mais tarde no site do evento formando um grande painel internacional de todos os participantes.
4. Se você fizer um  video do evento  colocá-lo on-line no Youtube e enviar um link para videos@enoprogramme.org.
5. Lembre-se, é muito importante  cuidar das  suas árvores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário