BEM VINDOS AO ENO BRASIL!

ENO Schoolnet é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia. Conta com o apoio de inúmeras organizações e redes, incluindo a Organização das Nações Unidas para o Ambiente.

domingo, 13 de outubro de 2013

ENO PROGRAMME em notícia no Paraná

ENO notícia na web   (Clicar no título "ENO notícia na web" para ler o texto e ver as fotos.)


Veja a notícia completa

Notícias

07/10/2013

Ceebja Mario Faraco lembra Dia Mundial da Paz e Dia da Árvore com Caminhada e Plantio de Mudas.

O Dia Internacional da Paz e Dia da Árvore, comemorados em 21 de setembro, foi lembrado pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Dr. Mário Faraco, localizado em Piraquara, com uma caminhada ecológica e plantio de árvores. A ação foi realizada em conjunto com a Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), unidade de regime semiaberto da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná(SEJU), também sediada no município.

Nas dependências da CPAI, houve plantio de 100 mudas de árvores nativas e na caminhada ecológica foram percorridos 2,5 km até às margens do Rio Iraí, com revoada de pombas brancas da própria região. Participaram cerca de 200 pessoas entre alunos, familiares, professores e convidados.

A organização do evento contou, ainda, com a colaboração do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, por meio do Grupo de Trabalho de Gestão Ambiental, vinculado a Escola de Educação em Direitos Humanos(ESEDH)/Departamento de Execução Penal (DEPEN), da SEJU, bem como com o Programa Internacional ENO-Environment Online, sediado na Finlândia e com o “The Climate Reality Project” (Projeto sobre a Realidade do Clima), com sede nos Estados Unidos.

Falando sobre a importância do papel dos colaboradores, a diretora do CEEBJA Mário Faraco, professora Ana Beatriz Tosato, esclareceu que o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos da ESEDH tem por objetivo consolidar as políticas públicas de educação em direitos humanos e a cultura da paz no sistema penal em todo o Estado.
Já o Programa ENO – Environment online, uma escola virtual global que envolve cerca de 157 países no mundo todo e, aproximadamente, 10 mil escolas, tem incentivado a realização de atividades visando uma reflexão sobre as questões ambientais locais e globais. Ana Tosato informou que a partir de 21 de setembro, o CEEBJA Mário Faraco passou a integrar o grupo das escolas ENO (ENO school).
Sobre a parceria com o “The Climate Reality Project”, fundado pelo ex-Presidente dos Estados Unidos e ativista ecológico, Al Gore, a diretora do Ceebja explicou que ele tem como preocupação central questões relacionadas à alteração climática.

Ana Tosato destacou que as comemorações do Dia da Árvore e da Paz foram realizadas em conjunto com instituições nacionais e internacionais, devido à conjunção de ideias e metas em relação à preservação do meio ambiente e dos direitos humanos, que buscam os mesmos objetivos, tendo em vista o que preconiza o sétimo ODM-Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: “Garantir a Sustentabilidade Ambiental”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário